O que grávida não pode comer

Essa é uma pergunta que gestantes de primeira viagem, assim dizendo, costumam fazer com frequência: quais os alimentos que grávida não pode comer? Bom, como sou apenas um blogueiro, vou expor tal dúvida e esperar que vocês, visitantes, me ajudem a descobrir. Se é verdade quando dizem o que grávida não pode comer, sushi, peixe cru, por exemplo, acredito que apenas um médico da área, nutricionista, poderia dizer, mas vejamos quais são os comentários na internet quanto ao assunto de alimentação proibida durante a gestação!

O que grávida não pode comer?

Pesquisando na web, encontrei um lista de alimentos que gestante não pode comer e, supostamente, comida japonesa seria um deles, sashimi, sushi, e outros tipos de carne de alevinos crua. É preciso ter cuidados com a alimentação desde as primeiras semanas da gestação e, além disso, haveria outras coisas que grávida não pode comer: alguns tipos de queijo (gorgonzola, roquefort, camembert, brie) e carnes mal passadas, pois há a possibilidade de infecção bacteriana abortiva.

o que gravida nao pode comer
foto mostrando o que gravida não pode comer: doces em excesso

Há outros supostos alimentos proibidos na gravidez, que é o caso dos ovos crus, exemplificando, mas aqui acredito que seja uma proibição a todas as pessoas, independente de serem grávidas ou não, já que se trata de um risco provocado pela salmonela, bactéria que pode ser fatal – o ovo cozido seria permitido, sozinho ou na maionese. Vejamos mais a seguir sobre o que grávida não pode comer de acordo com pesquisas online, as fontes estarão no final desta matéria!

O que grávida não pode comer de jeito nenhum?

Eu creio que todo alimento que seja arriscado ao feto ou bebê já formado deve ser evitado, ainda mais se for algum tipo de chá abortivo, por isso é importante estar bem informada acerca de oq gravida não pode comer. De acordo com o site da abril, as mulheres podem se alimentar normalmente, mas evitar o exagero de algumas comidas como os termogênicos (acarajé, coco, canela), que aumentam o metabolismo, justificando alguns dizerem que comer pimenta na gravidez faz mal – só se a mulher exagerar.

o que gravida nao pode comer de jeito nenhum
o que gravida nao pode comer de jeito nenhum

Os frutos do mar crus (caranguejo, bacalhau, atum, salmão, camarão, ostra) ocupariam a primeira posição na lista de o que grávida não pode comer de jeito nenhum, justamente porque podem ter um grande índice bacteriano (listeria, por exemplo), causa de dar à luz prematuramente e até doenças ao feto. Agora você já está ciente do porque grávida não pode comer peixe cru, veremos mais alguns dos alimentos proibidos na gestação e se der vontade de ir ao um rodízio japonês, é melhor se contentar com pratos sem peixes crus!

O que evitar comer na gravidez: naturais

Para evitar desconfortos, queimação, azia e outras condições desfavoráveis, atente-se a o que grávida não pode comer em excesso:

  • gengibre
  • mel
  • café
  • leite e derivados sem pasteurizar
  • frutas não higienizadas

Seguindo esta linha de o que evitar na gravidez em relação à acidez natural, não seria bom ingerir muita abacaxi, limão, laranja, acerola e afins por terem grande teor de ácido ascórbico, sendo, portanto, algumas das frutas que grávida não pode comer em abundância numa só refeição. Conforme esta publicação da folha, as futuras mamães devem evitar amendoim em excesso porque poderia deixar o feto/bebê sujeito à alergia, então quem está se perguntando o que não devo comer na gravidez, evite os amendoins!

Alimentos que devem ser evitados na gravidez: industriais

Em relação a qualquer comida que venha em lata ou outros artificiais vendidos nos supermercados, o ideal é evitá-los por causa das substâncias tóxicas e, neste sentido, veja o que grávida não pode comer exageradamente:

  • dulcificantes
  • corantes
  • conservantes
  • salsicha
  • presunto
  • mortadela
  • salame
  • sardinha
  • macarrão instantâneo (miojo)
  • gorduras
  • açúcares
  • refrigerantes

Todos esses alimentos gestante não deve comer excessivamente, lembrando que deixam o corpo inchado e colaboram com o ganho/aumento de peso, favorecendo à obesidade, uma condição não benéfica quando se está prestes a ter um bebê seja por parto normal ou cesariana. Em suma, seria tudo isso o que não comer na gravidez excessivamente, então basta que você se controle e procure fazer uma dieta a base de proteínas e carboidratos (matéria de formação do tecido muscular + energia), que são saudáveis e necessários ao desenvolvimento do feto.

Comer chocolate na gravidez faz mal?

Se formos analisar baseando nas informações anteriores deste artigo, seja um bombom, trufa, uma barra de chocolate, ou ainda brigadeiro, todos são alimentos industrializados e, assim sendo, o chocolate entraria na lista de o que grávida não pode comer de grandes quantidades de uma vez só e frequentemente. O ideal é que você pergunte ao ginecologista ou nutricionista se pode comer chocolate na gestação, mas penso eu que ele não te proibirá, pois parece ser mito o que não pode comer quando está grávida, lembra?!

comer chocolate na gravidez faz mal
um pedacinho de chocolate na gravidez é permitido, só não exagere!

Eu diria que não é aconselhável comer 1 (uma) caixa de bis por dia ao me perguntarem o que uma grávida não pode comer, isso para complementar a lista, incluindo os alimentos achocolatados em geral. Se for chocolate branco, diminuir ainda mais o consumo acredito ser recomendado já que é mais doce ainda, ou seja, pode ser considerado o que gestante não pode comer compulsivamente, embora uma barrinha de vez em quando pareça não haver problemas.

Dúvidas frequentes

Porque grávida não pode comer Sushi? o risco está na possibilidade de infecção provocada por agentes nocivos tais quais bactérias, portanto só coma peixe frito e cozidos, assados, mas nunca crustáceos crus. Ao participar de um churrasco, não se esqueça o que uma gestante não pode comer: carne vermelha, branca, linguiça e outras mal passadas ou cruas (fígado cru, calabresa, carne de porco, etc).

Tomate entra na lista de o que uma grávida não deve comer? não desde que lavado muito bem e sem exagerar no sal, pois qualquer alimento salgado demais aumenta a pressão arterial e pode ser um risco tanto à mamãe quanto ao neném com base neste tópico do BabyCenter. Por assim ser, prefira comer pizza, pão de queijo e feijoada moderadamente e desde que a refeição não esteja salgada.

Existe algum peixe que grávida não pode comer? a resposta é não já que todos os peixes são permitidos quando fritos ou preparados de outro modo que não deixe a carne crua. Desde salmão, atum, sardinha, tilápia, cavalinha, lambari, mandi, tucunaré, dourado, panga, merluza, polaca, nenhum estão listados entre o que mulher grávida não pode comer (desde que você frite ou asse, cozinhe bem).

Para saber mais sobre o que a grávida não pode comer, acesse:

bebe.abril.com.br/gravidez/itens-gravida-nao-deve-comer
www.tuasaude.com/10-alimentos-que-a-gravida-nao-deve-comer