Gravidez semana a semana: Primeiro mês de gestação

E atenção futuras mamães e mulheres tentantes, saibam tudo sobre gravidez semana a semana: fotos, os primeiros sintomas, as fases de formação do bebê e aprenda como contar ou calcular semanalmente sua gestação. Veja neste guia para grávidas, como ocorrem as mudanças no corpo feminino e que mostram os sinais de gravidez por períodos semanais, ou seja, de 7 (sete) em 7 dias conforme o desenvolvimento do feto no início dos dias de vida, quando a fecundação ocorreu, e meses!

Gravidez semana a semana

Ainda é cedo para a mulher perceber que está grávida, mas algumas mulheres se sentem diferente durante a primeira semana de gravidez como se fosse uma espécie de intuição pelo óvulo ter sido fecundado.

gravidez semana a semana
gravidez semana a semana, a formação do embrião no primeiro mês de gestação

Tentantes devem estar atentas porque pode acontecer gravidez de uma semana psicológica devido à ansiedade e vontade de engravidar, porém nesta fase inicial, é meio que imperceptível os sinais já que completou apenas uma semana de gravidez, ou seja, ainda é cedo para o quadro sintomático aparecer.

1 semana de gravidez

A barriga pode nem aparecer durante os primeiro trimestre, então a gravidez na primeira semana pode ser um segredo ao corpo feminino, embora algumas pessoas tenham uma sensação diferente e intuitiva mesmos já tendo dito que em relação à gravidez uma semana é pouco tempo até para saber que você engravidou. No vídeo abaixo, você pode saber mais a respeito dos sinais de gravidez primeira semana:

2 semanas de gravidez

Agora já faz 15 (quinze) dias que você está grávida, neste tempo há mulheres que podem sentir cólica, corrimento branco, seios sensíveis, e até mesmo dores de cabeça na segunda semana de gravidez, então o ideal é que seja feito um teste de farmácia ou o beta para confirmar. Caso a mulher tenha mesmo engravidado, os sintomas nas duas semanas de gravidez só tendem a aumentar, incluindo o desconforto abdominal, azia leve a moderada, entre outros.

gravidez 2 semanas: fotos do pré embrião e tamanho no corpo feminino
gravidez 2 semanas: fotos do pré embrião e tamanho no corpo feminino

Se você fizer o teste de gestação antes do atraso da menstruação, provavelmente dará positivo, indicando uma gravidez de 2 semanas, aí prepare-se porque você poderá sentir enjoo, glândulas mamárias aumentando e doendo, até um pouco de cansaço. Perceba, porém, que cada sintoma tem seu tempo e muita coisa pode ser psicológica, porquanto na gravidez de duas semanas o desenvolvimento embrionário só está começando.

3 semanas de gravidez

Estando mesmo grávida, primeiros sintomas na gravidez de 3 semanas incluem os outros já mencionados e durante o primeiro trimestre você apresentará condição sintomática similar, resumindo em:

  • canseira ou fadiga
  • sentir enjoada
  • fazer xixi em curtos períodos
  • hipersensibilidade nos seios

Outros sintomas comuns em algumas mulheres na gravidez 3 semanas: cólicas, audição e olfato mais apurados, aversão a coisas que você amava, por exemplo, aquele perfume maravilhoso agora te faz vomitar. Por ser a terceira semana de gravidez, a gonadotrofina (HCG) está em liberação, temos o período de nidação e aí a mulher pode sangrar ou notar corrimentos com certa intensidade.

ultrassom gravidez 3 semanas fotos
ultrassom gravidez 3 semanas: fotos do exame de ultrassonografia

3 semanas de gravidez são quantos meses: poderia ser comparado exatamente ao primeiro mês da gestação já que corresponde exatamente a 21 (vinte e um) dias.

4 semanas de gravidez

Nesta fase, que nada mais é do que o primeiro mês de gravidez (4 semanas), o corpinho do embrião já está visível, parecendo um girino transparente e o coração já começou a bater, assim sendo, continuam os sintomas da quarta semana de gravidez, similares aos da tensão pré menstrual: estômago enjoado, cabeça doendo, intestino irregular, cólica. Agora você está na fase inicial como gestante, sua barriga vai começar a crescer, mas só ficará avantajada depois e nas 4 semanas de gravidez, portanto, as mudanças hormonais é que estão acontecendo, cessando a menstruação, com a possibilidade de ter corrimentos leves.

4 semanas de gravidez
4 semanas de gravidez: foto do embrião e placenta no 1° mês de gestação

Com 1 mês de gravidez sintomas podem ser intensos para umas e imperceptíveis a outras mulheres, os quais vão desde dor no pé da barriga a cólicas abdominais. Por isso, é importante tomar bastante água, mantendo-se hidratada ao entrar nas quatro semanas de gravidez e a partir daí, ter todos os cuidados necessários, com boa alimentação e se exercitando normalmente.

1 mês de gravidez tamanho do feto: vide imagem abaixo (0,5 cm de comprimento x 2mm de largura).

1 mês de gravidez tamanho do feto
1 mês de gravidez tamanho do feto já com o coração formado e pulsando

4 semanas de gravidez são quantos meses: não é preciso usar nenhuma calculadora neste sentido, pois o período equivalente é a 1 unidade mensal já que são 28 (vinte e oito dias), ou seja, equivale exatamente ao primeiro mês que você está grávida.

Fontes:
gestacaobebe.com.br/feto-de-1-mes/
youtube.com/watch?v=V086p1haaBE