A Ovulação

De modo certo, você aumentará suas chances de como engravidar rápido se souber quando está ovulando. A ovulação ocorre quando um óvulo maduro é liberado do ovário, empurrado abaixo pelas trompas de Falópio e disponibilizado para ser fertilizado. Aproximadamente todos os meses, um óvulo amadurecerá dentro de um de seus ovários. À medida que atinge a maturidade, o óvulo é liberado pelo ovário, onde entra na trompa de Falópio a fim de chegar ao espermatozoide e ao útero.

ovulacao calendario
ovulação calendário do período menstrual geral (14° dia do mês, 7 dias depois de menstruar).

O revestimento do útero (endométrio) se espessou preparando-se ao óvulo fertilizado. Se não houver concepção, o revestimento uterino, assim como o sangue, será eliminado na menstruação. Se você busca por como engravidar com facilidade, entender sobre sua ovulação certamente poderá ajudá-la.

Ovulação: fatos chave

Um óvulo vive 12 a 24 horas depois de sair do ovário, portanto, eis quando você estiver ovulando é o momento oportuno de como ficar grávida rápido, e além disso, normalmente apenas um ovo é liberado a cada ovulação.

  • A ovulação pode ser afetada por estresse, doença ou interrupção das rotinas normais.
  • Algumas mulheres podem ter corrimento com sangue leve ou manchas durante a ovulação.
  • A implantação de um óvulo fertilizado normalmente ocorre 6 a 12 dias após a ovulação.
  • Cada mulher nasce com milhões de óvulos imaturos que aguardam a ovulação para começarem a maturar.
  • Um período menstrual pode ocorrer mesmo que a ovulação não tenha ocorrido.
  • A ovulação pode ocorrer mesmo que não tenha ocorrido um período menstrual.

Algumas mulheres podem sentir um pouco de dor perto dos ovários durante a ovulação (dor do meio), e se um óvulo não é fertilizado, ele se desintegra, sendo absorvido pelo revestimento uterino.

Ciclo de ovulação

É dividido em duas partes, então saiba como conseguir engravidar rápido se inteirando das fases.

A primeira parte do ciclo de ovulação é chamada de fase folicular e começa no primeiro dia do último período menstrual e continua até a ovulação. Esta primeira metade do ciclo pode diferir grandemente para cada mulher com duração de 7 dias a 40 dias.

A segunda metade do ciclo é chamada fase lútea e é do dia da ovulação até quando o próximo período começa. A fase lútea tem uma linha do tempo mais precisa e geralmente é de apenas 12 a 16 dias a partir do dia da ovulação. Em última análise, isso significa que o dia da ovulação determinará quanto tempo seu ciclo é.

Importante: fatores externos como estresse, doença e interrupção da rotina normal podem prejudicar sua ovulação, o que resulta na alteração do tempo que o seu período chegará, acontecendo 12 a 16 dias antes!

Ovulação como calcular

É importante a quem procura por como engravidar rápido entender que o ciclo mensal de uma mulher é medido desde o primeiro dia do período menstrual até o primeiro dia do próximo período. Em média, o ciclo de uma mulher normalmente é entre 28 e 32 dias, mas algumas mulheres podem ter ciclos muito mais curtos ou muito mais longos.

A ovulação pode ser calculada começando com o primeiro dia do último período menstrual ou calculando 12-16 dias a partir do próximo período esperado. A maioria das mulheres ovula em qualquer lugar entre o dia 11 e o dia 21 do seu ciclo, contando a partir do primeiro dia. Isso é o que muitos chamam de “período fértil” do ciclo de uma mulher, porque a relação sexual durante esse período aumenta a chance de gravidez.

A ovulação pode ocorrer em vários momentos durante um ciclo, incluindo em um dia diferente a cada mês. É importante acompanhar seu ciclo e, felizmente, há várias ferramentas de gráficos de fertilidade disponíveis para ajudar as mulheres a identificar seus dias de pico fértil.

Como calcular o período fértil para engravidar

A Consciência de fertilidade é uma maneira de saber quando a ovulação ocorre, e inclui estudar as alterações no muco cervical e usando um termômetro basal. O fluido cervical mudará para uma substância úmida e escorregadia que se assemelha a clara de ovo logo antes da ovulação e até que a ovulação termine. Um termômetro basal ajuda a monitorar o aumento da temperatura corporal, o que indica que a ovulação acabou de ocorrer.

Outra maneira de rastrear a ovulação é através de kits de ovulação e monitores de fertilidade, os quais podem ser comprados online de forma segura e acessível. Saber quando a ovulação acontece pode ajudar uma mulher a como engravidar rápido e a ter uma ideia melhor de quando a gravidez pode e não pode ocorrer durante seu ciclo mensal.

Uma vez que a ovulação tenha ocorrido, não há nada que você possa fazer na tentativa de como aumentar as chances de engravidar. Seu próximo passo é começar a observar os primeiros sintomas da gravidez. Visualize e imprima um calendário de ovulação para entender melhor seu ciclo menstrual e a ovulação.

Do período menstrual à ovulação

Quando seu ciclo menstrual começa, seus níveis de estrogênio estão baixos. Seu hipotálamo (que é responsável por manter seus níveis hormonais) envia uma mensagem à glândula pituitária, que envia o hormônio folículo estimulante (FSH), o qual faz com que alguns dos seus folículos se desenvolvam em óvulos maduros. Um deles se desenvolverá no folículo dominante, que liberará um óvulo maduro e os outros se desintegrarão.

À medida que os folículos amadurecem, eles emitem outro hormônio, o estrogênio. Os altos níveis de estrogênio dirão ao hipotálamo e à glândula pituitária que existe um óvulo maduro. Um hormônio luteinizante (LH) é então liberado, chamado de aumento de LH, fazendo com que o ovo atravesse a parede do ovário dentro de 24 a 36 horas e inicie sua jornada pela trompa de Falópio rumo à fertilização. Os kits de previsão de ovulação funcionam detectando esse aumento de LH.

O folículo a partir do qual o óvulo foi liberado (corpo lúteo) libera progesterona, ajudando a engrossar e preparar o revestimento uterino para o implante. O corpo lúteo produzirá progesterona por cerca de 12-16 dias (a fase lútea do seu ciclo). Se um óvulo for fertilizado, o corpo lúteo continuará a produzir progesterona para uma gravidez em desenvolvimento até que a placenta assuma o controle.

Você pode começar a procurar por sintomas de gravidez tão cedo quanto uma semana após a fertilização. Você também pode começar a fazer testes para gravidez até 7 a 10 dias após sua data de ovulação, e caso a fertilização não ocorra, o ovo se dissolve após 24 horas. Neste momento, seus níveis hormonais diminuirão e seu revestimento uterino começará a cair cerca de 12 a 16 dias após a ovulação. Esta é a menstruação (período menstrual) e nos traz de volta ao primeiro dia do seu ciclo. A jornada começa novamente.

O momento da ovulação é uma das coisas mais importantes que uma mulher deve entender sobre seu corpo, pois é o fator determinante para engravidar e prevenir a gravidez. O processo pode ser confuso e um pouco esmagador ao tentar entender, mas o livro acima facilita a compreensão e mostra o que você precisa ao tentar conceber. Se você ainda tiver dúvidas sobre a ovulação, sugiro que você converse com seu médico, pois ser informada sobre o que seu corpo pode ajudá-la a ter como engravidar rápido e não ficar frustrada.