A Menstruação

A menstruação é a descarga de sangue e tecido do revestimento do útero (endométrio) que ocorre no início do ciclo menstrual. O ciclo de menstruação de cada mulher varia, mas o processo é sempre o mesmo. Tenha suas dúvidas tiradas com esse guia acerca da menstruação!

menstruação
menstruação fotos

Por que eu sangro uma vez por mês?

São hormônios! Os hormônios ativam seus ovários para produzir e liberar um óvulo de seu ovário direito ou esquerdo – ovulação. Antes que ocorra a ovulação, o endométrio está ficando espesso na espera de um óvulo fertilizado que será implantado na parede uterina. Se um óvulo não é fertilizado, então o revestimento uterino é descartado através da menstruação ou período menstrual.

Quantos dias dura a menstruação

O comum em se tratando da duração do período menstrual é de três dias a uma semana, no máximo, pois é necessário esse tempo para que o endométrio (camada onde o óvulo fecundado ficaria protegendo o embrião) seja expelido por completo. É comum algumas mulheres terem a menstruação com pedaços e escura justamente devido ao tecido endométrico saindo do útero.

Por que meu período é diferente da minha irmã/amiga

O ciclo de cada mulher (o tempo desde o primeiro dia do seu período menstrual até o primeiro dia do seu próximo período menstrual) é diferente. Em média, uma mulher tem seu período menstrual por 3-7 dias. A duração média do ciclo menstrual de uma mulher é de 28 a 32 dias. Isso deixa muito espaço para uma mulher variar de sua vizinha, amiga ou colega de trabalho. As mulheres também variam na gravidade dos sintomas que ocorrem antes e durante a menstruação.

Síndrome Pré Menstrual: sintomas e como tratar

Aproximadamente 85% das mulheres que menstruam relatam mudanças nos dias ou semanas antes da menstruação, as quais causam problemas e afetam sua vida normal. Isso é conhecido como síndrome pré-menstrual.

Durante a menstruação, o útero, que é um músculo, contrai-se e relaxa mais do que em outras ocasiões do mês. Isso pode produzir a sensação desconfortável de cãibras. Usando uma almofada de aquecimento ou garrafa de água quente pode ajudar a aliviar um pouco do desconforto. Tomar analgésicos de venda livre, como naproxeno, ibuprofeno ou acetaminofeno, também pode ajudar. Outros desconfortos durante a menstruação podem incluir:

  • sensibilidade nos seios
  • inchaço
  • dores de cabeça
  • fadiga
  • alterações de humor
  • desejos por comida

Algumas mulheres experimentarão esses sintomas de menstruação mais do que os outros, e nem toda mulher experimentará todo o quadro sintomático.

Menstruação Atrasada / Ausência de Menstruação

Às vezes, um período pode chegar atrasado ou ser perdido no mês. Frequentemente, o primeiro pensamento quando há falta de menstruação é pensar “estou grávida”. Sim, esse poderia ser o caso, mas há momentos em que uma mulher pode se atrasar ou perder seu período (ausência de menstruação) por outras razões inesperadas. Saiba porque a menstruação atrasa:

  • Ganho / perda de peso significativo
  • Fadiga
  • Problemas hormonais
  • Tensão
  • Estresse

Se não fiquei menstruada e não houve fecundação, pode ser também por deixando de tomar a pílula anticoncepcional, amamentação, aumento do exercício, doença (endometriose), infecções, DST’s. Procure consultar-se afim de ser examinada e diagnosticada caso não venha menstruando com frequência sem estar grávida.

Dúvidas sobre Menstruação

É comum não só as meninas que começaram a menstruar agora (menarca), mas também mulheres próximas à menopausa terem dúvidas quando a menstruação foge aos padrões esperados. Abaixo, vou responder as principais dúvidas relacionadas à menstruação feminina.

como fazer a menstruacao descer rapidoComo fazer a menstruação descer imediatamente? Existem chás e remédios que podem estimular a menstruação, mas se você não está menstruando regularmente ou se está com medo de ter engravidado, a melhor coisa é buscar ajuda médica. Suponhamos que você esteja grávida, e aí? Você vai descobrir como fazer a menstruação descer o mais rápido possível e abortar? Se for isso, primeiro entenda as consequências disso em sua vida física, emocional, psicológica e espiritual.

O que tomar para a menstruação descer? Juízo (rs…), sei que você pode estar desesperada atrás de remédios, chá, pílula, ou outra alternativa de como fazer pra menstruação descer rapidamente, mas menina/mulher, vai lá no postinho de saúde e fala com seu/sua ginecologista. Depois você me toma, por indicação de terceiros, um chá para menstruar e vai parar no hospital ou morre ainda e aí já era.

e possivel engravidar menstruadaÉ possível engravidar menstruada? Se for uma falsa menstruação, sim, você pode ficar grávida. Existem casos em que há sangramento e a mulher pensa que menstruou, mas é um equívoco, e sendo assim ter relação menstruada engravida a não ser que o endométrio realmente esteja sendo jogado fora junto com os resquícios do ovócito.

É possível engravidar no ultimo dia da menstruação? Bem provável que isso não aconteça, pois a ovulação ocorre, normalmente, 7 dias depois da mulher ter menstruado. Por isso, é improvável também que ela pode engravidar menstruada no primeiro dia, as chances são ainda menores.

e normal menstruar duas vezes no mesÉ normal menstruar duas vezes no mês? Uma mulher menstrua diferente, em termos de ciclo, da outra, e pode ter vezes quando de menstruação dupla mensal, devido à polimenorreia (ciclos menstruais encurtados), ou por questão de ter engravidado ou até por alguma questão hormonal.

É normal sentir cólica e não menstruar? O normal é ter a TPM e seus síntonas incluindo cólicas e então a menstruação descer, então se não tem acontecido isso, você pode estar com endometriose e é importante fazer exames e ver o que está havendo.

É normal menstruar tomando anticoncepcional? Sim, mas no intervalo quando você deixa de tomar as pílulas anticoncepcionais, no dia 4, aí a menstruação desce porque seu corpo está sendo privado dos hormônios da pílula anticonceptiva. Outra questão relacionada é se tomar anticoncepcional menstruada corta a menstruação, sendo a resposta positiva, sim, em alguns casos e negativa, não, em outros, pois pode haver coincidência entre o término do período menstrual com o início do uso do contraceptivo.

Menstruação com coágulos/ escura/ com pedaços: é normal, pois o sangue coagulou dentro do útero antes de ser liberado através do canal vaginal e pode mesmo sair escuro e até preto, juntamente com partes despedaçadas do endométrio. Existem ocorrências de menstruação marrom e vermelho vivo, dependendo do estado sanguíneo.

Tomei a pílula do dia seguinte e menstruei: sua menstruação desceu pelo fato dessas pílulas emergenciais terem a soma da quantidade dos hormônios de 15 pílulas anticoncepcionais, ou seja, o efeito é devastador, então você forçou seu útero a menstruar. Mas prepare-se para lidar com as consequências, porque isso pode afetar e mudar seu período menstrual além de aumentar suas chances de engravidar.

Tomei injeção anticoncepcional e não menstruei: os hormônios dos anticoncepcionais injetáveis podem anular a menstruação, porém procure informar-se com um profissional de ginecologia.